terça-feira, 17 de junho de 2008

11 até 16...

Passei por situações esquisitas esses dias, mas voltei mais confiante e com alguns pontos a mais. O que aconteceu essa semana eu prefiro não comentar, mas que me fez avaliar as artes como algo de extrema importância na minha vida!

Vamos falar sobre RAPPORT, mas antes peço que leiam o texto anterior, esse é apenas uma continuação do que escrevi anteriormente.

Rapport: O "pulo-do-gato"!

Sabe aquelas conversas que a gente tem com algumas pessoas que a gente nem percebe o tempo passar? Como isso acontece? Eu não sei!

Naturalmente o corpo começa a se comunicar de forma não-verbal, reforçando aquilo que sua boca diz. Um movimento quer dizer muitas coisas, principalmente a representação de um sentimento naquele momento. Quando uma pessoa recebe a mensagem ela associa a um sentimento e também produz alguns movimentos. Quando os sentimentos são mútuos, os movimentos são semelhantes, o RECEPTOR** associa os sentimentos a certos movimentos da mensagem não-verbal do EMISSOR*.

Técnicas de RAPPORT:

Espelhamento: É o simples ato de imitar os movimetos de outra pessoa. Cruzar as pernas, ajeitar o cabelo atrás da orelha, piscar simultaneamente, respirar com sincronia, gestos com a mãos, tudo pode ser copiado. A pessoa se sente "ouvida" e vai se sentir confortável, vai ser um paralelo enre ambos e você ganhará a confiança.

Combinação: É um atraso no espelhamento. É usar os gestos já feitos pela outra pessoa em um outro momento.

Equiparação cruzada: É semelhante ao espelhamento, só que em vez de imitar você vai associar a outro movimento. Enquanto a pessoa pisca, você bate o dedo na coxa; enquanto a pessoa respira, você acaricia a sua própria mão ou a dela, tudo em sincronia.

Diferenciação: Pode ser uma quebra de rapport. Usar gestos com tempo diferente, respirar mais rapidamente ou mais lentamente, provocar um som que interrompa o tempo normal da comunicação. É como um erro na percussão de uma música, que deixa aquele ruído, quebrando o ritmo.

Utilizar o espelhamento quando for o início de uma conversa com alguém, combinar os gestos da pessoa, cruzar com os que você produz. Daí se inicia o rapport. Depois é só ir se aproximando da garota, utilizando o que falaremos mais tarde, Esforço/Recompensa.

*Quem envia a mensagem!
**Quem recebe a mensagem.

Um comentário:

Khadaj disse...

boa jack

isso eh MUITO importante, ainda mais quando temos consciencia de tudo!